segunda-feira, 29 de junho de 2015

 
Projeto "Os ursos"
 
A Mariana M. trouxe para a nossa sala um pequeno livro sobre ursos. Algumas crianças já tinham manifestado interesse em fazer um projeto sobre ursos e então aproveitámos este livro para fazer o nosso último projeto deste ano letivo, chamámos-lhe investigação.
A Mariana M, a Matilde, a Bianca, a Maria G., o Salvador e o Guilherme formaram o grupo que investigou os ursos.
Começámos por perceber o que são ursos, onde vivem e de uma forma geral o que comem. Depois e seguindo o livro, investigámos os ursos pardos, os ursos polares e os pandas.
 
Desta vez decidimos afixar o projeto num expositor, no hall e depois fizemos a comunicação para os nosso colegas.
 
 
 
Foi uma investigação de grande importância e com grande interesse para este grupo.

 
 
O 1º ciclo
 
Com o ano letivo a terminar é tempo de ir conversando com os nossos finalistas sobre a nova etapa da sua vida.
A transição para o primeiro ciclo, é um processo que deve ser vivido de forma tranquila, preparando a criança e a sua família, para uma nova realidade.
Por isso estivemos a perceber o que cada um dos finalistas sabe sobre o que é o Jardim-de-Infância e sobre o que era o Primeiro Ciclo.
 
O resultado foi este:
 

Os estrambólicos
 
Alguns meninos, da nossa sala, andavam muito interessados em desenhar monstros. A Ana Rita encontrou, na livraria, um livro que trouxe para a nossa sala. Esse livro tem uns pequenos monstros que nós adorámos.
Chamam-se estrambólicos, são 16, que se dividem em três partes e que combinados resultam em muitos estrambólicos!
Durante 16 dias, desenhámos os principais estrambólicos e depois escolhemos os que mais gostámos para fazer uma exposição.
O resultado foi este:
 


 
Fomos à Gulbenkian
 
Fomos à Gulbenkian fazer alguns ateliers, no museu.
 
Os ateliers consistiam em observar alguns elementos nos obras da coleção de Calouste Gulbenkian.
 
No primeiro atelier tínhamos de observar os materiais naturais utilizados em algumas obras, como um sofá ou em esculturas.
 
No atelier folhas, flores e frutos, observámos quadros e esculturas que tinham estes elementos e que representavam as 4 estações.
 
 

 
No último atelier, as cores, observámos as cores presentes em alguns quadros e relembrámos as cores primárias e secundárias. No final fizemos as cores secundárias.

 
 
Foi uma experiência muito importante para todos.

 
Dia da Criança
 
O mês de Junho começou com grande animação e alegria. No dia da criança, as nossas crianças puderam viver um dia repleto das coisas que mais gostam.
 
Culinária
 
 

Expressão Motora
 

 
E ainda...
 
Pinturas faciais, modelagem, discoteca, piscina de bolas.
 
E porque é dia da criança, falámos sobre o que é ser criança. O resultado foi um mural em que cada um se desenhou a si próprio e com o registo do que cada um pensa sobre ser criança.
 

 

 
Aniversários do Mês de Maio
 
Em Maio os nossos aniversariantes foram o Salvador, que fez 4 anos e o Rodrigo F. que fez 6 anos.
 



 
Foram momentos de grande alegria partilhados por todos!

quinta-feira, 18 de junho de 2015

 
 
Projeto Intergeracional
 
O projeto intergeracional consiste num projeto que envolve crianças e utentes do CDC do nosso bairro. Esse projeto promove a troca de saberes entre as nossas crianças e os idosos.
Desta vez a atividade consistiu em apanhar as flores para os idosos fazerem os ramos da espiga. Foi um momento de grande alegria para todos.
 



quarta-feira, 27 de maio de 2015


 
Preparação para o dia da família
 
 
No dia 15 de Maio é o Dia da Família. Tal como no ano anterior, nesse dia temos algumas surpresas reservadas às famílias das nossas crianças.
 
Na sala começámos por perceber o que é uma família. E foi com base numa dessas respostas que elaborámos um mural para a porta da nossa sala.
 
O Afonso L. disse que família são as pessoas que vivem na nossa casa. E assim foi...fizemos umas casas, que cada criança decorou como quis e depois lá dentro desenhou a sua família e disse algo sobre a mesma.
 


 
Fizemos ainda um delicioso bolo de chocolate, para oferecermos às crianças e famílias, nesse dia especial.


 
Bruxas e Madrastas
 
Um destes dias, o Vasco propôs fazermos um projeto/investigação sobre bruxas ou madrastas. A Margarida adorou a ideia e lembrou-se de investigarmos as bruxas e madrastas de algumas histórias que conhecemos, da Disney. Entusiasmadas com o assunto, a Maria G. e a Mariana M., também se juntaram.
Começámos por investigar na internet. Encontrámos algumas, mais conhecidas e depois pensámos em formas de as apresentar ao grupo.
Cada criança escolheu as bruxas que queria desenhar e assim foi. Depois pensámos fazer uma exposição para as dar a conhecer e então surgiu a ideia de fazermos as bruxas em plasticina, para depois expor. O resultado foi este!
 













 
 
Reunião de Famílias
 
 
No passado dia 4 vivemos mais um momento de grande partilha na nossa reunião de famílias.
 
Esta reunião foi diferente. Mais centrada no debate e na reflexão em grupo, às famílias foi lançado o desafio de refletirem sobre a importância das diferentes áreas da sala, no desenvolvimento das crianças.
 
No final falámos ainda sobre se existem brincadeiras de meninos e de meninas.
 
Foi uma reunião muito produtiva e sobretudo de partilha de saberes e experiências.
 
Obrigada a todos por terem participado!


 


terça-feira, 26 de maio de 2015


Conversas e Leituras em torno do dia da mãe
 
 
Para contextualizar esta data festiva, trabalhámos uma história que fala da relação da mãe com os filhos.
 
A partir da história do livro Coração de mãe, pensámos fazer uns corações e lá dentro colocar os seus filhos.
E assim foi. Começámos por pintar folhas com anilinas e depois os adultos dobraram as folhas em forma de coração. Depois cada criança fez o seu auto retrato para colocar dentro do coração. No exterior desenharam a cara da mãe. O resultado foi este:
 
 
Em grupo falámos, também, sobre as mães, sobre as suas profissões, as suas tarefas e cada criança falou sobre o que mais gostava de fazer com a sua mãe. Essas ideias deram um belo mural para o dia da mãe.
 
 
 
 
Um dia da MÃE muito especial
 
No dia da mãe muitas eram as surpresas que as aguardavam. O dia foi pensado de forma a poderem fazer algumas das coisas que mais gostam, na companhia dos filhos!
 



No seu dia as mães podiam: DANÇAR E BRINCAR COM OS FILHOS
 
 
FAZER PINTURAS
 
 
TIRAR FOTOGRAFIAS
 
 
DESFRUTAR DO ESPAÇO ZEN COM MASSAGENS, LEITURA, DESENHOS E LANCHINHO!
 

 
NO FINAL UM MIMINHO FEITO PELOS SEUS FILHOS
 
 
Foi um dia muito especial para todos nós! Obrigada por terem vindo.