segunda-feira, 29 de junho de 2015

 
Projeto "Os ursos"
 
A Mariana M. trouxe para a nossa sala um pequeno livro sobre ursos. Algumas crianças já tinham manifestado interesse em fazer um projeto sobre ursos e então aproveitámos este livro para fazer o nosso último projeto deste ano letivo, chamámos-lhe investigação.
A Mariana M, a Matilde, a Bianca, a Maria G., o Salvador e o Guilherme formaram o grupo que investigou os ursos.
Começámos por perceber o que são ursos, onde vivem e de uma forma geral o que comem. Depois e seguindo o livro, investigámos os ursos pardos, os ursos polares e os pandas.
 
Desta vez decidimos afixar o projeto num expositor, no hall e depois fizemos a comunicação para os nosso colegas.
 
 
 
Foi uma investigação de grande importância e com grande interesse para este grupo.

 
 
O 1º ciclo
 
Com o ano letivo a terminar é tempo de ir conversando com os nossos finalistas sobre a nova etapa da sua vida.
A transição para o primeiro ciclo, é um processo que deve ser vivido de forma tranquila, preparando a criança e a sua família, para uma nova realidade.
Por isso estivemos a perceber o que cada um dos finalistas sabe sobre o que é o Jardim-de-Infância e sobre o que era o Primeiro Ciclo.
 
O resultado foi este:
 

Os estrambólicos
 
Alguns meninos, da nossa sala, andavam muito interessados em desenhar monstros. A Ana Rita encontrou, na livraria, um livro que trouxe para a nossa sala. Esse livro tem uns pequenos monstros que nós adorámos.
Chamam-se estrambólicos, são 16, que se dividem em três partes e que combinados resultam em muitos estrambólicos!
Durante 16 dias, desenhámos os principais estrambólicos e depois escolhemos os que mais gostámos para fazer uma exposição.
O resultado foi este:
 


 
Fomos à Gulbenkian
 
Fomos à Gulbenkian fazer alguns ateliers, no museu.
 
Os ateliers consistiam em observar alguns elementos nos obras da coleção de Calouste Gulbenkian.
 
No primeiro atelier tínhamos de observar os materiais naturais utilizados em algumas obras, como um sofá ou em esculturas.
 
No atelier folhas, flores e frutos, observámos quadros e esculturas que tinham estes elementos e que representavam as 4 estações.
 
 

 
No último atelier, as cores, observámos as cores presentes em alguns quadros e relembrámos as cores primárias e secundárias. No final fizemos as cores secundárias.

 
 
Foi uma experiência muito importante para todos.

 
Dia da Criança
 
O mês de Junho começou com grande animação e alegria. No dia da criança, as nossas crianças puderam viver um dia repleto das coisas que mais gostam.
 
Culinária
 
 

Expressão Motora
 

 
E ainda...
 
Pinturas faciais, modelagem, discoteca, piscina de bolas.
 
E porque é dia da criança, falámos sobre o que é ser criança. O resultado foi um mural em que cada um se desenhou a si próprio e com o registo do que cada um pensa sobre ser criança.
 

 

 
Aniversários do Mês de Maio
 
Em Maio os nossos aniversariantes foram o Salvador, que fez 4 anos e o Rodrigo F. que fez 6 anos.
 



 
Foram momentos de grande alegria partilhados por todos!

quinta-feira, 18 de junho de 2015

 
 
Projeto Intergeracional
 
O projeto intergeracional consiste num projeto que envolve crianças e utentes do CDC do nosso bairro. Esse projeto promove a troca de saberes entre as nossas crianças e os idosos.
Desta vez a atividade consistiu em apanhar as flores para os idosos fazerem os ramos da espiga. Foi um momento de grande alegria para todos.