domingo, 22 de março de 2015

Aprendizagens em torno do dia do pai...

 
Em grupo conversámos sobre este dia e sobre o ser pai e ser filho/a.
 

Preparámos este miminho aos pais, elaborando os filhos/as em plasticina, no interior da caixa e na parte exterior o respetivo pai.
 
 
A partir da história "Adoro-te papá", cada criança refletiu sobre o que gosta de fazer com o seu pai.
Depois desenharam-se a si próprios com os pais e deram um toque de artistas, com as anilinas. O resultado está à vista...

A preparar o dia do PAI

 
 
Estamos a construir um livro de recordações para oferecer aos nossos pais.
 
Experimentámos várias técnicas de expressão plástica, querem ver?
 
 
 
A monotipia com o desenho do pai
 
 
Carimbos em forma de coração
 
 
Colagem de papel de seda, de várias cores
 
 
Sessão fotográfica, com os nossos modelos, entre outras técnicas que em grupo escolhemos.
 O resultado foi este:
 
 

 
E o embrulho com uma brincadeirinha para os pais!

 
 

sábado, 14 de março de 2015

 
Temos artistas!
 
A partir da história "Coelhinho branco" estivemos a fazer desenho à vista.
Cada criança escolheu a página que queria reproduzir e mãos à obra!
 
 
Depois com as várias "produções artísticas" fizemos uma exposição.
 


O que temos feito por cá...

Na semana dos afetos trocámos mensagens de carinho e amizade, entre amigos e no final da semana oferecemos às nossas famílias um pequeno miminho feito por nós: bombons!


“Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo. Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer.

 Porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura...”

Alberto Caeiro


MODELO CURRICULAR
MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA
 
 


Objetivo
 
É criar um espaço onde as crianças têm a oportunidade de se formarem na ação e pela ação. Um local onde as vivências que cada um faz com os demais permitam adquirir competências e valores democráticos resultantes dessas
interações.

Na nossa sala...



Temos:

 5 crianças de 5 anos

11 crianças de 4 anos

3 crianças de 3 anos


“…a interação entre crianças em momentos diferentes de desenvolvimento e com saberes diversos, é facilitadora do desenvolvimento e da aprendizagem.” (DEB, 1997, p.35)

domingo, 1 de março de 2015

Quem somos?

Somos dezanove crianças dos 3 aos 5 anos.
10 meninos e 9 meninas, com muita vontade de descobrir o que nos rodeia, de aprender e sobretudo com uma energia e alegria contagiante.
“Diz-me e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei;

envolve-me e eu aprenderei”