quarta-feira, 27 de maio de 2015


 
Preparação para o dia da família
 
 
No dia 15 de Maio é o Dia da Família. Tal como no ano anterior, nesse dia temos algumas surpresas reservadas às famílias das nossas crianças.
 
Na sala começámos por perceber o que é uma família. E foi com base numa dessas respostas que elaborámos um mural para a porta da nossa sala.
 
O Afonso L. disse que família são as pessoas que vivem na nossa casa. E assim foi...fizemos umas casas, que cada criança decorou como quis e depois lá dentro desenhou a sua família e disse algo sobre a mesma.
 


 
Fizemos ainda um delicioso bolo de chocolate, para oferecermos às crianças e famílias, nesse dia especial.


 
Bruxas e Madrastas
 
Um destes dias, o Vasco propôs fazermos um projeto/investigação sobre bruxas ou madrastas. A Margarida adorou a ideia e lembrou-se de investigarmos as bruxas e madrastas de algumas histórias que conhecemos, da Disney. Entusiasmadas com o assunto, a Maria G. e a Mariana M., também se juntaram.
Começámos por investigar na internet. Encontrámos algumas, mais conhecidas e depois pensámos em formas de as apresentar ao grupo.
Cada criança escolheu as bruxas que queria desenhar e assim foi. Depois pensámos fazer uma exposição para as dar a conhecer e então surgiu a ideia de fazermos as bruxas em plasticina, para depois expor. O resultado foi este!
 













 
 
Reunião de Famílias
 
 
No passado dia 4 vivemos mais um momento de grande partilha na nossa reunião de famílias.
 
Esta reunião foi diferente. Mais centrada no debate e na reflexão em grupo, às famílias foi lançado o desafio de refletirem sobre a importância das diferentes áreas da sala, no desenvolvimento das crianças.
 
No final falámos ainda sobre se existem brincadeiras de meninos e de meninas.
 
Foi uma reunião muito produtiva e sobretudo de partilha de saberes e experiências.
 
Obrigada a todos por terem participado!


 


terça-feira, 26 de maio de 2015


Conversas e Leituras em torno do dia da mãe
 
 
Para contextualizar esta data festiva, trabalhámos uma história que fala da relação da mãe com os filhos.
 
A partir da história do livro Coração de mãe, pensámos fazer uns corações e lá dentro colocar os seus filhos.
E assim foi. Começámos por pintar folhas com anilinas e depois os adultos dobraram as folhas em forma de coração. Depois cada criança fez o seu auto retrato para colocar dentro do coração. No exterior desenharam a cara da mãe. O resultado foi este:
 
 
Em grupo falámos, também, sobre as mães, sobre as suas profissões, as suas tarefas e cada criança falou sobre o que mais gostava de fazer com a sua mãe. Essas ideias deram um belo mural para o dia da mãe.
 
 
 
 
Um dia da MÃE muito especial
 
No dia da mãe muitas eram as surpresas que as aguardavam. O dia foi pensado de forma a poderem fazer algumas das coisas que mais gostam, na companhia dos filhos!
 



No seu dia as mães podiam: DANÇAR E BRINCAR COM OS FILHOS
 
 
FAZER PINTURAS
 
 
TIRAR FOTOGRAFIAS
 
 
DESFRUTAR DO ESPAÇO ZEN COM MASSAGENS, LEITURA, DESENHOS E LANCHINHO!
 

 
NO FINAL UM MIMINHO FEITO PELOS SEUS FILHOS
 
 
Foi um dia muito especial para todos nós! Obrigada por terem vindo.
O nosso presente, muito especial...
 

A caixinha
 
Foi um presente decidido por todos e com o toque especial de cada criança!
 

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Preparação do Dia da Mãe
 
Para o dia da mãe era necessário pensar num presente para oferecer. Em conversa de grupo pensámos, numa surpresa, com desenhos e pinturas em forma de livro. E assim foi...
 
Deitámos mãos à obra e começámos os preparativos.

Depois fizemos algumas sessões fotográficas, para enriquecer com fotografias, o nosso livro.


 
Depois falámos sobre as nossas mães e sobre o que mais gostamos de fazer com elas. As ideias também constam no livro!!!
E o resultado, foi uma bela surpresa...

segunda-feira, 11 de maio de 2015

 
Desfile da Primavera
 
 
No passado dia 24, as crianças do Jardim-de-Infância fizeram um desfile cujo tema era a Primavera.
O desafio foi lançado às famílias e consistia na elaboração de um fato ou acessório, alusivo à Primavera.
As famílias com o seu esforço, empenho e imaginação, tornaram este momento muito especial para todas as crianças.

 
 
 
Depois do desfile, a festa animada com música bem divertida!
 
 
 

O nosso muito obrigada a todos os que tornaram este momento tão divertido e único!
Aniversariantes de Abril
 
 
O Gabriel fez 5 anos

 
A Mariana fez 6 anos e

 
a Maria fez 5 anos.
 
Como é hábito, foram com os seus amigos às compras, fizeram o bolo e depois todos juntos fizemos a festa!
Parabéns a todos!
 
 
 
Apresentámos o nosso teatro "O Coelhinho Branco"
 
 
 
 
Começámos por escolher os participantes do nosso teatro, depois construímos os fantoches e por fim ensaiámos a peça.
 
 
 





Alguns dias depois o tão aguardado momento chegou: a apresentação da nossa peça às outras salas.
 
Aqui ficam as imagens.
 

 
Estes foram momentos de grande aprendizagem e conceitos como a capacidade de espera, a imaginação, o sentido de responsabilidade e a imaginação/faz-de-conta, foram trabalhados de uma forma lúdica e com base nos interesses das crianças envolvidas.